O comportamento de manada, ou efeito manada, se refere ao viés cognitivo de influência da coletividade sobre a tomada de decisão individual. Ou seja, como as ações de um grupo podem alterar o pensamento de um indivíduo, levando-o a tomar decisões sem um grande raciocínio por trás.
Origem do efeito manada
O nosso cérebro é um mestre em gastar energia e, cada vez mais, ele se especializa para que os comportamentos sejam menos “calóricos”. É assim que ocorre, por exemplo, a automatização de ações como a tomada de decisão, afinal, o processo cognitivo pode ser muito demorado e desgastante.
E essa automatização acontece, na maioria das vezes, por meio da atribuição de carga emocional, que promove reações fisiológicas em nosso corpo com velocidade assustadora. Assim, nosso cérebro não desperdiça tempo e energia para realizar uma análise crítica da situação. Ele, na verdade, opta por copiar o comportamento que as pessoas ao nosso redor estão fazendo.
Se todos os indivíduos estão tomando a mesma estratégia, provavelmente, ela é a melhor escolha. Afinal, as chances de todos terem uma mesma percepção errada sobre um assunto é muito baixa, certo? Por isso este comportamento recebe o nome de Efeito Manada, uma vez que é observado em grandes grupos de animais.
Outro fator importante é a necessidade de pertencimento, inserção e aceitação social. Fugir do comum, estabelecido pelos grupos, pode gerar desconforto para o indivíduo que foge à regra (não se sentirá parte da maioria) e para os demais indivíduos (que irão sentir a necessidade de adequação comportamental através da imposição).
Consequências negativas do efeito manada
Uma escolha ou tomada de decisão, sem levar em consideração todas as possibilidades, pode causar um grande prejuízo, ainda mais, se envolver fortes emoções. Principalmente no contexto profissional, a animosidade pode tomar conta e motivar ações descuidadas e não confiáveis, baseadas no pré-julgamento e na falta de compreensão.
Um bom exemplo disso é a disseminação das Fake News na internet. Um indivíduo se deixa levar pela opinião do outro, que muitas vezes, nem é uma pessoa de verdade. Os algoritmos, levam em consideração o número de vezes que tal assunto é citado, em um intervalo de tempo, para gerar engajamento e aumentar a discussão.
Efeito manada no trabalho
Por isso a comunicação aberta e frequente com as equipes é fundamental. Tais iniciativas inibem o efeito manada indesejado, com comportamentos negativos. E pode ser um grande motivador nos movimentos de efeito manada positivos, para os colaboradores e para empresa. O Sistema DIBE utiliza uma técnica de efeito manada, para estimular os colaboradores a praticarem comportamentos que melhorem o bem-estar e a performance no trabalho.
Como isso funciona? São criados grupos de colaboradores e, toda semana, são enviadas mensagens com conteúdos que despertem para as consequências negativas de se manter um determinado comportamento e uma atividade vivencial, que irá estimular a melhoria dos resultados.
Ao final da semana as pessoas são convidadas a compartilhar suas experiências positivas, o que fomenta os céticos a experimentarem as mesmas sensações, experiências e emoções, fomentando o efeito manada positivo e que reforçará os novos hábitos.
Quer saber mais? Agende um teste gratuito.